Data: 30-01-2021
Autor(es): Walter Anatole Marques
Ano: 2021

Entre outras organizações, Moçambique é um dos quinze países-membros da “Southern Africa Development Community – Comunidade de Desenvolvimento da África Austral” (SADC).
Organização criada em 1992, tem entre os seus principais objetivos aprofundar a cooperação económica entre os seus membros e estimular o comércio de produtos e serviços entre os seus actuais quinze países-membros: África do Sul, Angola, Botswana, Eswatini (Suazilândia), Le-sotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Rep.D.Congo, Seychelles, Tan-zânia, Zâmbia e Zimbabwe.
Moçambique foi também, em 1996, um dos fundadores da “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (CPLP), a par de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe, atualmente com nove membros, após a integração de Timor-Leste e da Guiné Equatorial.
São objetivos desta organização, no âmbito da cooperação em todos os domínios, o desenvol-vimento de parcerias estratégicas e o levantamento de obstáculos ao desenvolvimento do comércio internacional de bens e serviços entre os seus membros.
Neste trabalho encontra-se reunido um conjunto de dados sobre o comércio externo de Mo-çambique em 2018 e 2019, com base em estatísticas constantes da publicação “Estatísticas do Comércio Externo de Bens”, do Instituto Nacional de Estatística de Moçambique.

 

Análise 02 21.pdf