As constantes alterações de mercado são influenciadas por um ambiente macroeconómico turbulento e uma complexidade de variáveis que criam fronteiras e limitações à atuação das empresas, por um lado, e por outro levam à sua estimulação e proporcionam as condições necessárias para o seu desenvolvimento e crescimento, pela via da Inovação, da Investigação e Desenvolvimento e do Empreendedorismo.

O conceito de inovação tem como componentes o conhecimento, a novidade e a utilidade. O conceito de inovação implica a capacidade de imaginar o que não existe, adotar a novidade e questionar a rotina. Os objetivos são criar novas experiências para os clientes, novas práticas e processos organizacionais e desenvolver novas áreas. O requisito de implementação diferencia a inovação de outros conceitos, como a invenção, pois uma inovação deve ser implementada, ou seja, colocada em uso ou disponibilizada para uso por outros (Manual de Oslo, 2018).

A inovação é assim “a bem-sucedida produção, assimilação e exploração de algo novo” (CE, Livro verde sobre a inovação, 1996). Pode-se, ainda, referir que a inovação implica a criação de novos processos, produtos, serviços e métodos de distribuição, permitindo melhorias significativas na eficiência, eficácia ou qualidade dos resultados; o acesso a novos mercados e a introdução de novos métodos na gestão, organização do trabalho e desenvolvimento dos trabalhadores.

 

Ficha de Inovação, I&D e Empreendedorismo 2018.pdf

  • BTEP N° 01 2024
    BTEP N° 01 2024 Autor(es): GEE/GPEARI

    22/04/24

    9.ª Edição do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa, numa parceria entre o GEE e o GPEARI, com análise sobre os principais desenvolvimentos da economia portuguesa, reflexão sobre possíveis causas e implicações, bem como principais políticas...

  • Em Análise – Evolução do setor imobiliário nas regiões de Lisboa e do Porto entre 2011 e 2023: identificação de períodos de exuberância dos preços
    Em Análise – Evolução do setor imobiliário nas regiões de Lisboa e do Porto entre 2011 e 2023: identificação de períodos de exuberância dos preços Autor(es): Nuno Tavares e Gonçalo Novo

    21/03/24

    Dada a influência do mercado imobiliário no desempenho económico dos países, o acompanhamento das dinâmicas de preços no setor torna-se fundamental. Neste domínio, a distinção entre períodos normais de crescimento e fases de exuberância poderá...

  • Em Análise - Open Strategic Autonomy and the Green Transition
    Em Análise - Open Strategic Autonomy and the Green Transition Autor(es): Inês Póvoa, Gabriel Osório de Barros

    02/02/24

    This document discusses how Open Strategic Autonomy (OSA) and the green transition are related. On the one hand, OSA refers to the balance between the capacity of acting autonomously and openness in strategically important policy areas, which...

  • Sínteses Estatísticas Setoriais
    Sínteses Estatísticas Setoriais Autor(es): GEE/DSE

    28/12/23

    Publicação anual bilingue com os principais indicadores da estrutura e variação do sector empresarial português, por sector de atividade económica (CAE Rev. 3), forma jurídica ou desagregação geográfica (NUTS II), e respetivo enquadramento no...

Novidades