Data: 2019-02-20
Autor(es): Carla Ferreira e Gabriel Osório de Barros
Ano: 2019

O mercado de trabalho e os recursos humanos existentes numa economia são determinantes para o seu nível de desempenho e de produtividade.

O mercado de trabalho traduz-se na relação entre a procura de mão-de-obra por parte das empresas e a oferta de trabalho pelos indivíduos. É uma relação complexa e com a intervenção de vários atores em que o Estado atua não só como regulador entre os mesmos mas também agindo diretamente no mercado através da implementação de medidas tendentes à otimização ou correção do seu funcionamento. Contextualiza-se em determinadas características legais e regulatórias.

A proteção do emprego, o apoio no desemprego, a negociação coletiva, a determinação de níveis de remuneração mínimos, a garantia de condições dignas e adequadas no local de trabalho, entre outros, são aspetos constituintes das condições e relações de trabalho existentes e caracterizam um determinado mercado laboral. A qualificação e a adequação dos recursos humanos são fundamentais neste contexto.

A presente análise tem por base cinco drivers (linhas orientadoras): Capacitação dos Recursos Humanos, Remunerações, Mercado de trabalho, Emprego e Desemprego, e Políticas de Emprego.

 

Mercado de Trabalho e Capacitação de RH_2018.pdf

Data: 2018-12-26
Autor(es): Ana Martins, Rita Tavares da Silva e Tiago Domingues
Ano: 2018

Ficha Financiamento Inv_2018.pdf

Data: 2018-02-27
Autor(es): Catarina Nunes, Florbela Almeida e Rita Cabana
Ano: 2018

Ambiente de Negócios 2017_vf.pdf

Data: 2018-01-19
Autor(es): Ana Martins, Rita Tavares da Silva e Susana Soares
Ano: 2018

Ficha Financiamento Inv_2017 vf.pdf