Data: 28-09-2016
Mês: Setembro
Ano: 2016
O INE divulgou hoje os dados preliminares das Estatísticas das Empresas em Portugal para 2015, obtidas a partir do Sistema de Contas Integradas das Empresas (SCIE).
 
A publicação divulgada incide sobre a análise da estrutura e evolução dos principais indicadores económico-financeiros do setor empresarial português no período 2008-2015.
 
Em 2015, manteve-se a tendência de crescimento dos principais indicadores económicos do sector empresarial não financeiro, nomeadamente quanto ao número de empresas (0,4%), número de pessoas ao serviço (2,6%), volume de negócios (2,3%), VAB (4,8%) e excedente bruto de exploração (5,1%).
 
Os sectores da Agricultura e pescas e do Alojamento e restauração foram os que registaram crescimentos mais significativos nos principais indicadores económicos, reflectindo no segundo caso, sobretudo, a dinâmica das empresas classificadas nas actividades de Estabelecimentos hoteleiros com restaurante e de Restaurantes.
 
Relativamente ao VAB gerado pelas empresas do sector não financeiro destacam-se, pelo seu peso relativo, o crescimento nos sectores da indústria e energia (4,4%) e comércio (6,0%). A Agricultura e pescas e o Alojamento e restauração, embora com menor peso relativo no total das empresas não financeiras, destacam-se pelo crescimento do VAB (13,4% e 13,2%, respectivamente).
 
As PME registaram aumentos superiores aos das empresas de grande dimensão, quer no volume de negócios (mais 2,5 p.p., fixando-se em 3,3%) quer no VAB (mais 1,5 p.p., fixando-se em 5,4%).
 
A produtividade aparente do trabalho das empresas não financeiras (aferida pelo quociente entre o VAB e pessoal ao serviço) aumentou 2,0% em relação ao valor registado em 2014, destacando-se os sectores da Indústria e energia, Transportes e armazenagem e Informação e comunicação. Ainda assim, destes três sectores, apenas no setor da Indústria e energia esta produtividade superou a observada no ano anterior (+2,0%).

ine

(Tabela: INE)

ine

(Tabela: INE)

Documento Original PDF

  • Sínteses estatísticas de comércio bilateral
    Sínteses estatísticas de comércio bilateral Autor(es): GEE

    22/07/25

    Foram atualizadas as estatísticas de comércio bilateral que consistem numa publicação bilingue com dados anuais com os principais indicadores do comércio internacional de Portugal face aos principais 180 países de destino/origem das...

  • BTEP Nº 02/2025
    BTEP Nº 02/2025 Autor(es): GEE/GPEARI

    15/07/25

    14.ª Edição do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa, numa parceria entre o GEE e o GPEARI, com análise sobre os principais desenvolvimentos da economia portuguesa, reflexão sobre possíveis causas e implicações, bem como principais políticas...

  • Transporte Internacional de Passageiros, em Portugal Continental: 2020 a 2022
    Transporte Internacional de Passageiros, em Portugal Continental: 2020 a 2022 Autor(es): Graça Sousa

    23/10/24

    No âmbito da sua missão de recolher e divulgar informação e de realizar estudos, o GEE divulga hoje o presente documento sobre o sector dos Transportes. Neste relatório, apresentam-se os fluxos de passageiros nas ligações internacionais de e para...

  • TE 126 - Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa
    TE 126 - Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa Autor(es): Eugénia Pereira da Costa

    16/10/24

    A União Europeia (UE), nos últimos anos, tem enfrentado desafios súbitos com fortes implicações sociais e económicas. A UE reconhece a necessidade de acelerar a sua transição ecológica e digital para promover a sua competitividade a longo-prazo e...

Novidades