Data: 21/09/2016
Mês: Setembro
Ano: 2016

Em julho de 2016, a Balança Financeira registou um saldo de 1.634 milhões de euros, aumentando 2.077 milhões de euros em relação ao mês anterior, passando de uma situação de défice para uma situação de excedente.

ine

Analisando por sectores institucionais, a variação líquida de passivos (os passivos dizem respeito a ativos da economia detidos por não residentes) foi positiva, registando o valor de 1.337 milhões de euros.

ine

No que diz respeito às Sociedades não financeiras, a variação líquida dos passivos foi de 397 milhões de euros.

ine

Nota: A Balança Financeira regista as transações que envolvem ativos financeiros sobre o exterior detidos por residentes em Portugal e as transações que envolvem passivos financeiros dos residentes detidos por não residentes. Desde a entrada em vigor da norma BPM6, do FMI, é apresentada em termos de “variação líquida de ativos” e de “variação líquida de passivos”. Na balança financeira, os registos a débito e a crédito têm diferentes interpretações consoante dizem respeito a ativos ou a passivos. Por um lado, um crédito (entrada de dinheiro) traduz uma redução de ativos ou um aumento de passivos, enquanto um débito (saída de dinheiro) traduz um aumento de ativos ou uma redução de passivos.

Documento Original PDF