O presente relatório analisa os fluxos comerciais intra-UE e as cinco regiões de Portugal Continental (NUTS II), nos anos de 2019 a 2021, identificando os tipos/grupos de produtos transacionados e os modos de transporte através dos quais circularam.
O recurso ao transporte rodoviário prevalece em todas as regiões de Portugal Continental, quer nas exportações quer nas importações, o que se poderá justificar pelo facto de as ligações terrestres serem as mais adequadas ao comércio com Espanha, sobretudo tendo em conta a rede de autoestradas existente por contraposição à quase inexistência de ligações ferroviárias.
O transporte ferroviário é pouco expressivo. Com efeito, numa perspetiva de sustentabilidade e de redução das emissões de CO2, o desenvolvimento de ligações ferroviárias com os países da UE, designadamente com Espanha, permitiria diversificar a oferta de transporte, com repercussões positivas nas vertentes económica e ambiental.
• As importações foram sempre superiores às exportações no período de 2019 a 2021;
• No período de 2019 a 2021, a região Norte foi a que teve a maior percentagem de exportações, enquanto a Área Metropolitana de Lisboa foi a que teve a maior percentagem de importações;
• Os cinco principais grupos de produtos movimentados nas exportações e nas importações, em 2021, foram:
o Nas exportações: Máquinas e aparelhos, Veículos e outro material de transporte, Metais comuns, Plásticos e borrachas e Agrícolas;
o Nas importações: Máquinas e aparelhos, Químicos, Combustíveis minerais, Veículos e outro material de transporte e Agrícolas;
• Em 2021, os cinco principais países da União Europeia de destino das exportações e de origem das importações de Portugal Continental foram os mesmos, embora com ordenação diferente:
o Nas exportações: Espanha, França, Alemanha, Itália e Países Baixos;
o Nas importações: Espanha, Alemanha, França, Países Baixos e Itália.

 

Os transportes e as relações comerciais entre as regiões de Portugal Continental e a União Europeia 2019-2021.pdf