Autor(es): RePLAN/Equipa Multissetorial de Prospetiva
Ano: 2024

Foi publicada uma brochura que constitui uma introdução ao Relatório sobre as Megatendências 2050, a publicar no final deste ano, a qual apresenta de forma muito sintética, as 9 megatendências que deverão marcar o futuro de Portugal, com uma descrição geral e uma lista dos impactos potenciais mais relevantes no país.

Este relatório decorre da atividade da Equipa Multissetorial de Prospetiva da Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública (REPLAN), coordenada pelo Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP) em colaboração com a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN) e a Secretaria-Geral do Ambiente (SGA), na qual participa entre outros, o Gabinete de Estratégia e Estudos – GEE.

A lista foi desenvolvida por um grupo de trabalho formado dentro da Equipa, conduzindo análises e revisões de literatura, workshops colaborativos com a participação de diversos órgãos da Administração Pública e um painel de especialistas para organizar e sistematizar a informação, identificando megatendências e analisando os seus impactos em Portugal.

 

Megatendências 2050 - "O mundo em mudança: impactos em Portugal - uma breve introdução"

Autor(es): RePLAN/MEM/GEE
Ano: 2024

Foi publicada a Lista dos Instrumentos de Planeamento de 2023, a qual apresenta um levantamento dos elementos do Sistema de Planeamento Nacional de Portugal, centrado no âmbito geográfico nacional para o ano de 2023.

Esta lista foi desenvolvida pela Equipa Multissetorial de Planeamento Estratégico da Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública (REPLAN), da qual participa o Gabinete de Estratégia e Estudos - GEE, e inclui instrumentos aprovados ou previstos por atos normativos que estabelecem orientações para a ação governativa em diversos sectores e áreas temáticas.

A metodologia adotada para a elaboração da lista envolveu a definição de Instrumentos de Planeamento como documentos aprovados pelo Governo que determinam orientações mensuráveis para a ação governativa dentro de um horizonte temporal pré-definido. Estes instrumentos devem estar organizados numa estrutura que inclua pelo menos dois níveis de orientações articulados entre si.

A lista inclui diversos tipos de instrumentos de planeamento, como programas governamentais, estratégias nacionais, planos nacionais, e agendas de inovação em áreas variadas, desde a segurança do ciberespaço até à gestão de resíduos, passando por temas como a economia, a habitação, a saúde, a educação, e a agricultura, entre outros. Além disso, apresenta documentos de enquadramento aos processos de planeamento pela sua função orientadora nas respetivas áreas temáticas.

 

Lista dos Instrumentos de Planeamento RePLAN 2023

Para mais informações: https://www.planapp.gov.pt/

Autor(es): GEE/Google/APDSI
Ano: 2023

A partir desta segunda-feira, 30 de outubro, estão abertas as candidaturas ao Prémio que visa distinguir trabalhos/artigos científicos sobre “Inteligência Artificial em Portugal: Inovações, Desafios e Impactos na Economia”, promovido pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE), em colaboração com a Google e a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI). A dotação total de 15.000 euros será repartida pelos três melhores trabalhos submetidos a concurso.

- Nota de Imprensa
- Cartaz
- Regulamento

Autor(es): GEE e FCT
Ano: 2023

Concluída a Call for Papers sobre o “Impacto da Ciência na Economia e na Sociedade em Portugal”, uma organização do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT), divulgamos os artigos vencedores.

 

“R&D subsidies and Portuguese firms’ performance: A longitudinal firm-level study” (Inês Ferraz Teixeira, Aurora Teixeira e Luís Delfim Santos)

“Does scientific research output matter for Portugal’s economic growth?” (Tânia Pinto e Aurora Teixeira)

“Science and productivity in European firms: How do regional innovation modes matter?” (Natália Barbosa e Ana Paula Faria)

“Employment versus Efficiency: Which Firms should R&D Tax Credits Target?” (Anna Bernard, Rahim Lila e Joana Silva)

 

Autor(es): GEE e FCT
Ano: 2023

O Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT) convidam a assistir à sessão de apresentação dos artigos premiados na 10.ª edição das Call for Papers sobre o “Impacto da Ciência na Economia e na Sociedade em Portugal”. A sessão decorre no âmbito do Encontro Ciência 2023, no dia 6 de julho de 2023, entre as 15h30 e as 17h00, e serão apresentados 4 (quatro) artigos científicos premiados num total de 12.000€.

Os artigos vencedores refletem sobre a relação entre inovação, produção científica, desempenho empresarial e crescimento económico, enfatizando a importância dos investimentos em I&D para a eficiência e empregabilidade nas empresas.

Programa (que inclui link para registo):

 
Programa_Sessão_GEE_FCT_Prémios_Ciência_Programa_20230622__.pdf
 

 

Autor(es): GEE, GEPAC, PlanAPP
Ano: 2023

Na sequência da publicação, em março, do Relatório de Avaliação ex-post do Incentivo à Produção Cinematográfica e Audiovisual "Cash Rebate", uma colaboração do PlanAPP, do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE), é disponibilizada uma nota rápida sobre a avaliação.

CashRebate_LeituraRapida.pdf

 

 

Autor(es): PlanAPP, GEPAC e GEE
Ano: 2023

Este relatório apresenta os resultados de uma avaliação realizada para cumprir as exigências da Portaria n.º 490/2018, de 28 de setembro, que determinou a obrigatoriedade de avaliar o impacto do incentivo Cash Rebate no setor do cinema e do audiovisual em Portugal. A avaliação teve como objetivo sintetizar a experiência com a aplicação do incentivo, com foco na sua relevância e no seu funcionamento, contribuindo para melhor fundamentar a decisão sobre a sua continuidade e o respetivo racional.

A avaliação procurou responder a seis questões-chave sobre o funcionamento e impacto do incentivo, e utilizou uma abordagem metodológica que incluiu a análise de estatísticas oficiais, documentos administrativos, relatórios e bases de dados relativos à gestão do incentivo, entrevistas às entidades gestoras do incentivo e a atores com conhecimento relevante do setor do cinema e audiovisual e estudos de caso centrados em projetos apoiados pelo incentivo.

Os resultados da avaliação indicaram que o incentivo Cash Rebate é relevante para a dinâmica do setor do cinema e do audiovisual em Portugal e para a captação de filmagens internacionais, enfrentando um contexto concorrencial de outros países europeus que também oferecem incentivos à produção cinematográfica e audiovisual.

Além disso, o incentivo cumpriu o objetivo de atrair produtoras internacionais e de desenvolver a produção cinematográfica e audiovisual em Portugal, contribuindo indiretamente para a dinamização do setor do turismo. A gestão do incentivo foi avaliada como positiva, mas com algumas dimensões passíveis de melhoria.

Com base nos resultados da avaliação, foram apresentadas algumas recomendações destinadas a melhorar o funcionamento do incentivo.

Avaliacao_CashRebate.pdf

Autor(es): GEE/FCT
Ano: 2022

A partir desta quarta-feira, 24 de novembro de 2022, estão abertas as candidaturas ao Prémio que visa distinguir trabalhos/artigos científicos sobre o “Impacto da Ciência na Economia e na Sociedade em Portugal: Investimento, emprego científico e valorização do conhecimento”, promovido pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE), em colaboração com Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A dotação total de 12.000 euros será repartida pelos 4 melhores artigos (3.000 euros por artigo premiado).

  

- Cartaz - PT / EN

- Regulamento - PT / EN

- Press release

- Apresentação

 

 

Planeta Terra visto do espaço com sol no horizonte com informação sobre a conferência
Autor(es): GEE e AICEP
Ano: 2022

O Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e do Mar e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. (AICEP) convidam a assistir online à conferência da Call for Papers sobre a Internacionalização da Economia Portuguesa. Neste evento, a 13 de setembro às 10h00, são apresentados os 4 (quatro) artigos científicos premiados num total de 12.000€.

Os trabalhos vencedores refletem sobre diversos temas, entre os quais exportações, performance empresarial, financiamento, investimento, emprego, custos de transporte, estratégias digitais e políticas públicas.

Programa (que inclui links para assistir online)
Comunicado

1.º inquérito sobre a literacia financeira dos empresários de micro e pequenas empresas em Portugal
Autor(es): Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (ASF, BdP e CMVM) e Gabinete de Estratégia e Estudos, do Ministério da Economia e do Mar
Ano: 2022

No âmbito das atividades do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (composto pela ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, pelo Banco de Portugal e pela CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), em particular do Plano Nacional de Formação Financeira (https://www.todoscontam.pt/), o GEE colaborou na elaboração do relatório, agora publicado, do 1.º inquérito sobre a literacia financeira dos empresários de micro e pequenas empresas em Portugal, incluindo a análise dos impactos da Covid-19.

A amostra de 1.541 empresários inquiridos em PT integrou a análise comparativa da OCDE a 14 países, disponível em https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/Navigating-the-storm-MSMEs-financial-and-digital-competencies-in-COVID-19-times.pdf

 

20220718_LiteraciaFinanceira_Empresarios_PT.pdf