Este trabalho insere-se na série “GEE – Estratégia Industrial Europeia e os Ecossistemas Industriais Estratégicos” - centrando-se no Ecossistema Industrial da Eletrónica em Portugal, tendo por base a nova Estratégia Industrial da União Europeia (UE), que identificou 14 Ecossistemas Industriais Estratégicos com base na relevância económica, tecnológica e potencial contributo para a dupla transição (verde e digital) e reforço da resiliência da economia da UE.
No contexto atual existe um conjunto de dependências da UE num futuro próximo que importa discutir. O setor das tecnologias digitais aparece, desde logo, transversalmente em diversas áreas e o setor da Eletrónica, aparece estruturalmente como matéria-prima ou como produto final.
A análise inclui um foco particular em áreas já acompanhadas pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE), destacando pilares essenciais para a análise da competitividade nacional, tendo por base o conceito europeu do ecossistema. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a competitividade do Ecossistema Industrial da Eletrónica, considerando os fatores da competitividade. Para isso, são analisados dois pilares centrais: (i) Recursos Humanos e Mercado de Trabalho e (ii) Inovação, I&D e Empreendedorismo.
A análise abrange a competitividade do ecossistema bem como as medidas de política implementadas. O estudo enfatiza a importância do investimento contínuo em I&D, inovação e empreendedorismo, bem como uma aposta na integração que permite que as empresas concentrem os seus esforços em estratégias que impulsionem as vendas e a competitividade no mercado global.