As atividades do OTEP enquadram a realização de estudos complementares relacionados com a dinâmica de tráfego transfronteiriço. Deste modo, para além dos relatórios produzidos anualmente, destaca-se a realização de um estudo piloto de pesagem de veículos pesados de mercadorias nas fronteiras de Portugal e Espanha e de um estudo relativo aos movimentos pendulares fronteiriços.

A coordenação destas iniciativas esteve a cargo do ex-GPERI tendo estes trabalhos sido realizados em conjunto com o Instituto Nacional de Estatística e com as Estradas de Portugal.

Durante o ano de 2008 foi realizado um inquérito ao transporte rodoviário de mercadorias - ITRT, desenvolvido pelo INE, do qual apresentamos o Relatório Final.

Na sequência deste projeto realizou-se em 2009, em Zamora, Espanha, um Encontro Internacional de Especialistas em "Transporte Internacional Rodoviário de Mercadorias na Península Ibérica", com o patrocínio do Ministério do Fomento de Espanha.

Deste trabalho o INE e o ex-GPERI publicaram um Estudo que reflete os principais resultados do inquérito, relativos ao ano completo de 2008.

Disponibiliza-se ainda um estudo sobre a Mobilidade Transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal com análise da viabilidade de uma Euro-cidade: Vigo-Porto (Braga), produzido pela Universidade de Vigo.