Data: 12-07-2018
Mês: Julho
Ano: 2018
De acordo com o Banco de Portugal, no ano acabado no 1º trimestre de 2018, a capacidade de financiamento da economia portuguesa foi de 1,4% do PIB.
 
A capacidade de financiamento da economia refletiu a poupança financeira das sociedades financeiras e dos particulares, respectivamente de 2,0% e 1,4% do PIB. Esta poupança foi mais do que suficiente para satisfazer as necessidades de financiamento das sociedades não financeiras e das administrações públicas, que atingiram, respectivamente, 1,4% e 0,7% do PIB.
 
Os activos financeiros líquidos dos particulares e das sociedades financeiras apresentaram um aumento homólogo de, respectivamente, 2,0 e 1,4 p.p. do PIB, refletindo, para além da poupança financeira, as variações nos preços dos activos financeiros e dos passivos. As sociedades não financeiras registaram uma redução do valor negativo dos seus activos financeiros líquidos de 1,4 p.p. do PIB, decorrente do aumento do PIB.
 
As administrações públicas foram o único sector a evidenciar uma redução dos activos financeiros líquidos, os quais diminuíram 6,0 p.p. do PIB face ao período homólogo.

i028371

(Gráfico: Banco de Portugal)

Documento Original PDF