Data: 14-11-2017
Mês: Novembro
Ano: 2017
O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 2,5% em volume no 3º trimestre de 2017 (3,0% no trimestre anterior), de acordo com a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais.
 
De acordo com o INE, o contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou, verificando-se uma aceleração do consumo privado e um abrandamento do Investimento. O contributo da procura externa líquida foi negativo, contrariamente ao registado no trimestre anterior, refletindo a desaceleração em volume das Exportações de Bens e Serviços e a aceleração das Importações de Bens e Serviços.
 
Face ao trimestre anterior, o PIB registou uma taxa de variação de 0,5% em termos reais (variação em cadeia de 0,3% no trimestre anterior). De acordo com o INE, o contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB passou de negativo a positivo, observando-se um aumento das Exportações de Bens e Serviços superior ao das Importações de Bens e Serviços. O contributo da procura interna diminuiu ligeiramente no 3º trimestre, devido à redução do Investimento, tendo o consumo privado aumentado (variação negativa no trimestre anterior).
 

i026596.jpg

 

Documento Original PDF