Data: 06-12-2016
Mês: Dezembro
Ano: 2016
Segundo o relatório trienal PISA 2015, divulgado hoje pela OCDE, que analisa os resultados em Ciências, Leitura e Matemática dos alunos com 15 anos, os alunos portugueses não só melhoraram face à anterior edição (2012), como ficaram acima da média da OCDE pela primeira vez nas três áreas.

i023895

(Gráfico: OCDE) 

Entre os países considerados no estudo, Portugal surge em 23º lugar na área das Ciências, sendo o ranking liderado por Singapura, Japão e Estónia. Nas áreas da Leitura e da Matemática, Portugal ocupa a 21ª e a 29ª posição, respectivamente.

Segundo a OCDE, o desempenho dos alunos em ciência permaneceu essencialmente inalterada desde 2006 na maioria dos países com dados comparáveis. Não obstante, o desempenho médio em ciência melhorou entre 2006 e 2015 na Colômbia, Israel, Macau (China), Portugal, Qatar e Roménia. Neste período, Macau (China), Portugal e Qatar aumentaram a percentagem de estudantes com desempenho igual ou superior ao Nível 5 e, simultaneamente, reduziram a percentagem de estudantes com desempenho abaixo do nível de base de proficiência.

i023896

(Gráfico: OCDE)

i023897

(Tabela: OCDE)

Documento Original PDF