No sentido de contribuir para a divulgação e esclarecimento do impacto do novo Coronavírus (COVID-19) na economia e sociedade em geral, a SIBS divulgou um conjunto de indicadores de evolução de consumo relativos às últimas semanas.
De acordo com a SIBS, os dados da semana de 13 a 19 de abril demonstram uma estabilidade das tendências recentes de consumo dos portugueses, destacando-se ainda assim um aumento significativo do peso do MB WAY nas compras na Rede MULTIBANCO, como forma de pagamento “sem contacto”, em linha com as recomendações das entidades de saúde.
De facto, há a assinalar um reforço, na última semana, do peso do MB WAY no panorama global das compras em Portugal. Nas compras online, o número médio de transações com o MB WAY voltou a superar, pela 3ª semana consecutiva, a média registada antes da pandemia, ou seja, um acréscimo de 7 pontos face a esse período, embora tenha descido 4 pontos relativamente à semana anterior.
Além disso, o número médio de pagamentos nas lojas físicas superou pela primeira vez a média registada antes do primeiro caso de COVID-19 em Portugal, ficando cinco pontos acima da média anterior ao início da pandemia e 15 pontos acima da semana anterior, de 6 a 12 de abril.
(Gráficos: SIBS)
Documento PDF