O Indicador de Clima Económico, publicado pelo INE, registou -1,3% (médias móveis de 3 meses - mm3m) em agosto de 2020, superior em 1,6 p.p. (mm3m) face ao mês anterior. O Indicador de Atividade Económica, em julho de 2020, registou o valor de -3,1% (VH), superior em 3,2 p.p. (mm3m) em relação ao mês anterior (-4,3%, VH).
Segundo o INE, e não considerando médias móveis de três meses, a actividade económica tem vindo a registar reduções expressivas mas progressivamente menos intensas entre junho e agosto.
O indicador de confiança dos Consumidores aumentou em agosto, após ter diminuído no mês anterior, tendo o indicador de clima económico continuado a recuperar em agosto, à semelhança dos três meses anteriores, das fortes reduções verificadas em abril.
Os indicadores de confiança aumentaram em todos os sectores de actividade, de forma mais expressiva nos Serviços e no Comércio, recuperando também na Construção e Obras Públicas e na Indústria Transformadora.
No mesmo mês, a opinião dos empresários sobre a Carteira de Encomendas Externa registou um valor de -54,9 (sre/ve/mm3m), que compara com o valor de -62,0 (sre/ve/mm3m) registado no mês anterior.
Ainda em agosto de 2020, a variação do Índice de Preços no Consumidor para os bens foi de -0,1% (VH) e para os serviços foi de 0,1% (VH). Estes valores comparam com -0,2% (VH) e 0,6% (VH) registados no mês de julho de 2020, respectivamente.
Documento PDF