Na edição de 2020 não é divulgado o habitual ranking dos países, devido à falta de dados de várias organizações internacionais, bem como à necessidade de um novo pensamento sobre a recuperação económica após o choque do COVID-19.
A pandemia da COVID-19 acelerou os efeitos da Quarta Revolução Industrial no comércio, competências, digitalização, concorrência e emprego. Este relatório apresenta uma reflecção centrada na retoma do crescimento económico no período pós pandemia e compila algumas considerações políticas no sentido de fomentar um crescimento mais sustentável e inclusivo.
São feitas recomendações que são agrupadas em quatro grandes áreas de acção:
1) Ambientes propícios,
2) Capital humano,
3) Mercados, e
4) Ecossistema de inovação.
Esta edição especial combinou dados históricos, indicadores únicos e os resultados de discussões de especialistas para destacar as prioridades existentes e emergentes, não apenas para reiniciar o crescimento, mas também para definir uma nova direção que proporcionará prosperidade sustentável e inclusiva nos próximos anos.
Também introduziu uma tentativa preliminar de medir a prontidão dos países para transformar as suas economias de acordo com essa nova direção, identificando a 11 prioridades principais que pretendem facilitar a preparação dos países para as suas transformações futuras.
O exercício não pretende ser uma avaliação apenas do desempenho dos países no que respeita ao crescimento sustentável e inclusivo, mas sim uma análise detalhada das novas dimensões da transformação económica no contexto da pandemia do COVID-19.
Os resultados foram calculados para as 37 economias e para as 11 prioridades identificadas.
(Tabela: WEF)
Documento PDF