Data: 15-11-2016
Mês: Novembro
Ano: 2016
O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 1,6% em volume no 3º trimestre de 2016 (variação de 0,9% no 2º trimestre de 2016), de acordo com a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais.
 
De acordo com o INE, o crescimento mais intenso do PIB refletiu principalmente o aumento do contributo da procura externa líquida, verificando-se uma aceleração mais expressiva das Exportações de Bens e Serviços em comparação com a das Importações de Bens e Serviços. O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB também aumentou no 3º trimestre, em resultado da aceleração do consumo privado devido ao comportamento da componente de bens não duradouros e serviços, enquanto a componente de bens duradouros desacelerou.
 
Face ao trimestre anterior, o PIB registou uma taxa de variação de 0,8% em termos reais (0,3% no trimestre anterior). O contributo da procura externa líquida foi positivo, em resultado do forte aumento das exportações de bens e serviços, enquanto a procura interna teve um contributo negativo.

ine

Documento Original PDF