Data: 09-03-2021
Mês: Março
Ano: 2021

Segundo o Interim Economic Outlook divulgado hoje e cujo título é "Strenghthening the Recovery: The Need for Speed", a perspetiva de crescimento global é de 5,6% para 2021 e 4,0% para 2022 (previsão revista em alta em 1,4 p.p. e 0,3 p.p. para 2021 e 2022, respetivamente, relativamente às previsões do Economic Outlook de dezembro de 2020).

A OCDE estima um crescimento para a Zona Euro de 3,9% em 2021 e 3,7% em 2022 (revisão em alta de 0,3 p.p. e 0,5 p.p. para 2021 e 2022, respetivamente, relativamente às previsões publicadas em dezembro).

A OCDE revê em baixa o crescimento da China em 0,2 p.p. para 2021, para 7,8%. Para 2022, a instituição estima um crescimento de 4,9% (sem revisão face às previsões anteriores).

Estas projeções estão sujeitas a incertezas consideráveis e dependem de pressupostos sobre a disseminação do vírus COVID-19 e desenvolvimentos de políticas.

- A evolução económica apresenta expectativas divergentes crescentes entre os diferentes países e sectores, em virtude dos impactos negativos das medidas de confinamento e restrições diferenciados em contraste com os impactos positivos de medidas de saúde pública, implementação eficiente da vacina e políticas económicas robustas.

- A instituição aponta para a presença de riscos consideráveis para os próximos dois anos. Em particular, ineficiências na produção, distribuição e implementação das vacinas definidas aliada ao surgimento de novas variantes do vírus resistentes às vacinas existentes poderá resultar numa recuperação mais lenta, maiores perdas de postos de trabalho e falência empresariais.

- As medidas de apoio para famílias e empresas devem continuar até que a distribuição e implementação da vacinação permita o alívio das principais restrições.

- De acordo com a instituição, as reformas estruturais revelam-se como imperativas em todos os países para promover maior dinamismo económico, oportunidades e estimular uma recuperação inclusiva e sustentável

- A coordenação de políticas a nível internacional é fundamental para a promoção dos benefícios das medidas de política a nível nacional, para aumentar a resiliência das economias dos vários países e para garantir uma recuperação significativa e intensa.

 

40

(Tabela: OCDE)

 

Documento PDF