Data: 08-11-2016
Mês: Novembro
Ano: 2016
Em setembro de 2016, o stock de crédito às Sociedades não Financeiras registou um valor de 91,1 mil milhões de euros, aumentando 54 milhões de euros em relação ao mês anterior e registando uma taxa de variação anual (TVA) de -1,5%.
 
O stock de crédito a Particulares registou um valor de 118,0 mil milhões de euros (-1,7%, TVA), diminuindo 191 milhões de euros em relação ao mês anterior.

ine

ine

De acordo com a mesma fonte, em setembro de 2016, o crédito vencido total, em percentagem do respectivo total do crédito concedido, foi de 9,05%, diminuindo 0,11 p.p. face ao mês anterior. O crédito vencido em percentagem do crédito total concedido às Sociedades não Financeiras diminuiu 0,21 p.p. de agosto (16,48%) para setembro (16,27%). O crédito vencido em percentagem do crédito total concedido aos Particulares fixou-se em 4,25% (4,29% no mês precedente).

ine

O valor total dos novos empréstimos das Outras Instituições Financeiras Monetárias às Sociedades não Financeiras e Particulares foi de 3.350 milhões de euros no mês de setembro de 2016, o que correspondeu a uma variação homóloga de 0,4% (menos 7,9 p.p. que a do mês anterior). O valor dos novos empréstimos às SNF registou neste mês uma variação homóloga de -6,9% (menos 5,9 p.p. que a do mês anterior) e o valor dos novos empréstimos aos Particulares registou uma variação homóloga de 23,3% (menos 12,2 p.p. do que em agosto de 2016).

ine

Nota: A taxa de variação anual, utilizada pelo Banco Central Europeu e pelo Banco de Portugal no âmbito das Estatísticas Monetárias e Financeiras, é calculada com base na relação entre posições em fim de mês e transacções mensais (i.e. variações de stock corrigidas de efeitos de reclassificações, taxa de câmbio, preços, abatimentos ao activo e outras variações). A utilização de transacções no cálculo da TVA permite, assim, uma análise mais correta da evolução dos empréstimos concedidos pelo sector financeiro ao longo do tempo, procurando reflectir unicamente os efeitos relacionados com a concessão ou a amortização de empréstimos. Para mais detalhe consultar a nota de informação estatística do BdP.

Documento Original PDF