Data: 19-10-2021
Mês: Outubro
Ano: 2021

De acordo com o Banco de Portugal, no 2º trimestre de 2021, a rendibilidade das empresas aumentou para 6,5% (5,6% no período anterior). A rendibilidade das empresas permanece em níveis inferiores aos do período pré-pandemia (no 4º trimestre de 2019 a rendibilidade do ativo era 7,6%).

Uma análise por sector de atividade económica das empresas privadas mostra que a rendibilidade do ativo (rácio entre os resultados antes de amortizações, depreciações, juros e impostos das empresas (EBITDA) e o total de ativo):

- aumentou nas empresas dos setores das indústrias, comércio, transportes e armazenagem, outros serviços e sedes sociais;

- diminuiu nas empresas do sector da eletricidade;

- manteve-se no sector da construção.

A rendibilidade do sector das indústrias (10,7%) continuou a superar a maioria dos sectores de atividade, enquanto a rendibilidade dos sectores da construção (5,0%) e das sedes sociais (4,8%) mantiveram-se as mais baixas dos sectores em análise.

Por classe de dimensão das empresas privadas (exclui sedes sociais), o aumento da rendibilidade foi maior nas grandes empresas do que nas PME (passou de 7,9% e 5,5% para 9,3% e 6,1%, respetivamente).

A rendibilidade das empresas públicas foi de -5,0%.

 

61

 

62

 

(Gráficos: Banco de Portugal)

 

A autonomia financeira das empresas, medida pelo peso do capital próprio no balanço, manteve-se em 40,0% no 2º trimestre de 2021.

Uma análise por sector de atividade mostra que a autonomia financeira das empresas privadas:

- aumentou nas empresas dos sectores das indústrias, construção, comércio, transportes e armazenagem e sedes sociais;

- diminuiu nas empresas da eletricidade e dos outros serviços.

A autonomia financeira das sedes sociais (61,2%) foi a mais elevada dos sectores em análise, enquanto a do sector dos transportes e da armazenagem (23,4%) apresentou os valores mais baixos.

Por classe de dimensão das empresas privadas (exclui sedes sociais), a autonomia financeira não se alterou nas PME (39,0%) e decresceu nas grandes empresas, de 37,6% para 37,1%.

A autonomia financeira das empresas públicas aumentou para 27,1% (20,7% no período anterior).

 

63

 

(Gráfico: Banco de Portugal)

 

Documento PDF