Data: 28-03-2017
Mês: Março
Ano: 2017
A Execução Orçamental revela que o saldo global das Administrações Públicas (que incluem o universo da Administração Central, Regional e Local e a Segurança Social), relativo ao período de janeiro a fevereiro de 2017, apresenta um valor de -18,9 milhões de euros, o que compara com 131,8 milhões de euros no período homólogo do ano anterior.
 
No que respeita à Administração Central, as receitas diminuíram 4,2% face ao período homólogo, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada pela Direção Geral do Orçamento. A Administração Central arrecadou um valor inferior de receitas fiscais de janeiro até fevereiro do que no período homólogo (-5,0%, VHA), totalizando 6.361,6 milhões de euros, tendo contribuído para esta evolução os impostos directos (-10,0% VHA) e os impostos indirectos (-2,1% VHA).
 
Quanto à despesa da Administração Central, esta diminuiu 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior (VHA). Este comportamento é justificado pela conjugação de factores de sentido oposto, destacando-se nomeadamente a redução das transferências, com destaque para a contribuição financeira para o Orçamento da União Europeia, por um lado, e o aumento da despesa com aquisição de bens e serviços, sobretudo ao nível do sector da saúde e acréscimo do investimento, relacionado, na sua maior parte, com a despesa com parcerias público-privadas, por outro lado. A inversão do crescimento da despesa efectiva face ao mês de janeiro (1,3% em janeiro) deve-se sobretudo à evolução da contribuição financeira para o orçamento da União Europeia.
 
A Execução Orçamental revela que, em fevereiro de 2017, o défice global do Subsector Estado fixou-se em 1.134,5 milhões de euros (1.054,1 milhões de euros no período homólogo). No período em análise, a receita efetiva do Subsector Estado foi de 6.927,9 milhões de euros (7.256,7 milhões de euros no período homólogo), enquanto a despesa efetiva foi de 8.062,4 milhões de euros (8.310,6 milhões de euros no período homólogo).

i024765

                                                             (Tabela: DGO)

i024766

                                                                    (Tabela: DGO)

 

Documento Original PDF