Data: 12-03-2024
Mês: Março
Ano: 2024

Em fevereiro de 2024, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Portugal registou uma taxa de variação homóloga de 2,1%, valor inferior ao registado no mês anterior em 0,2 p.p.. Excluindo do IPC os produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de variação homóloga foi 2,1%, inferior em 0,3 p.p. à registada no mês anterior.

O IPC registou uma variação mensal nula (variação idêntica no mês precedente e de 0,3% em fevereiro de 2023).

A taxa de variação média dos últimos doze meses do IPC foi de 3,3% (3,8% no mês anterior). Excluindo do IPC os produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de variação média foi de 4,2% (4,6% no mês anterior).

48

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação homóloga de 2,3%, diminuindo 0,2 p.p. em relação ao verificado no mês anterior. Refira-se que o IHPC, que é utilizado na comparação entre os diversos países da União Europeia, se diferencia do IPC devido à inclusão, na estrutura de ponderação do IHPC, da despesa realizada pelos não residentes, parcela esta excluída do âmbito do IPC.

De acordo com a informação disponível relativa a fevereiro de 2024, a taxa de variação homóloga do IHPC da área do Euro foi superior em 0,3 p.p. à do IHPC português (diferença igual à registada no mês anterior).

49

(Gráfico: INE)

Download PDF