Foi hoje publicado o Relatório de Estabilidade Financeira de novembro de 2024 no qual se avalia os progressos da economia portuguesa e do sistema financeiro.
De acordo com o Banco de Portugal, os principais riscos para a economia portuguesa aumentaram. Decorrem da instabilidade das políticas económicas globais e da incerteza geopolítica, com destaque para as medidas protecionistas e tensões comerciais internacionais.
Estes fatores podem ter efeitos negativos no crescimento económico, na inflação e nos preços dos ativos.
O sistema bancário português tem demonstrado solidez e resiliência.
No final de 2024, os bancos apresentavam elevada rendibilidade, carteiras de crédito de boa qualidade, liquidez sólida e níveis de capital robustos.
Os bancos devem manter uma gestão cuidadosa dos riscos, nomeadamente na constituição de imparidades e na preservação do capital, complementando as medidas macroprudenciais definidas pelo Banco de Portugal. Também é importante continuarem a reforçar a sua resiliência operacional.
Acompanhando a descida das taxas de juro, as empresas e as famílias também continuaram a melhorar a sua situação financeira.
Em 2024, as empresas continuaram a ser rentáveis, reforçaram a sua autonomia financeira, reduziram o endividamento e mantiveram uma posição de liquidez robusta.
As famílias viram o seu rendimento disponível real aumentar, reforçaram a poupança e continuaram a reduzir as suas dívidas.
Download PDF