Em maio de 2025, o volume do Comércio a Retalho, a preços constantes e ajustado de sazonalidade, diminuiu 0,7% na Zona Euro e 0,8% na UE27, face ao mês anterior. Em abril de 2025, o volume do Comércio a Retalho tinha registado variações de 0,3% na Zona Euro e 0,8% na UE27.
Portugal registou um aumento de 2,1% face ao mês anterior, o que compara com um aumento de 0,8% em abril de 2025.
Comparando com o mês anterior e entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis para maio de 2025, os maiores aumentos foram registados em Portugal (2,1%), Bulgária (2,0%) e Chipre (1,0%). As maiores diminuições foram observadas na na Suécia (-4,6%), na Bélgica (-2,5%) e na Estónia (-2,2%).
Em termos homólogos, o volume do Comércio a Retalho aumentou 1,8% na Zona Euro e aumentou 1,9% na UE27, em maio de 2025.
Portugal registou um aumento homóloga de 4,6%, após ter registado um aumento homólogo de 3,1% no mês anterior.
Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis para maio de 2025, os maiores aumentos do Comércio a Retalho em termos homólogos foram registados em Chipre (7,9%), Bulgária (7,2%) e Luxemburgo (6,3%). As maiores diminuições foram observadas na Finlândia (-2,2%), Letónia (-1,9%) e Suécia (-1,8%).
(Gráfico: Eurostat)
Download PDF