Data: 22-09-2016
Mês: Setembro
Ano: 2016

De acordo com a informação preliminar divulgada pelo Gabinete de Análise da Política Económica dos Países Baixos (CPB), em julho de 2016, estima-se uma diminuição de 1,1% no comércio mundial face ao mês anterior. Em junho de 2016, o comércio mundial terá aumentado 0,8% face ao mês anterior (a estimativa inicial para junho de 2016 apontava para uma variação de 0,7%).

ine

(Tabela: CPB)

O ano base das séries de preços e de volume foi alterado de 2005 para 2010. Esta alteração afecta os preços e volumes agregados, uma vez que o tamanho relativo das economias nacionais muda ao longo do tempo, bem como os pesos explícita ou implicitamente utilizados no cálculo de agregados regionais e globais. Desta forma, a mudança no ano base afecta o comércio mundial e agregados de produção industrial ao longo de todo o período de monitorização. Ainda assim, segundo o CPB, as alterações são limitadas. O documento técnico pode ser consultado no site do CPB (http://www.cpb.nl/en/publication/the-cpb-world-trade-monitor-technical-description).

Nota: O CPB World Trade Monitor (WTM) é um instrumento que agrega dados mensais mundiais do comércio internacional e da produção industrial. Desta forma, considerando uma amostra de países tão grande quanto possível, este instrumento disponibiliza informação sobre a evolução mensal do comércio e da produção industrial mundiais com maior rapidez do que outros indicadores.

Documento Original PDF