Data: 14-08-2017
Mês: Agosto
Ano: 2017
O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 2,8% em volume no 2º trimestre de 2017 (taxa idêntica à do trimestre anterior), de acordo com a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais.
 
De acordo com o INE, a procura externa líquida registou um contributo ligeiramente negativo para a variação homóloga do PIB, refletindo uma desaceleração em volume mais acentuada das Exportações de Bens e Serviços do que das Importações de Bens e Serviços. A procura interna manteve um contributo positivo elevado, superior ao do trimestre precedente, em resultado da aceleração do Investimento.
 
Face ao trimestre anterior, o PIB registou uma taxa de variação de 0,2% em termos reais (variação em cadeia de 1,0% no trimestre anterior). O contributo da procura externa líquida para esta variação em cadeia do PIB foi negativo; em contrapartida, o contributo da procura interna aumentou devido à evolução do Investimento, em que o contributo quer da Variação de Existências, quer da FBCF foram positivos, o desta última inferior ao observado no trimestre anterior.
 

i025873.jpg

 

Documento Original  PDF