Data: 15-05-2017
Mês: Maio
Ano: 2017
O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 2,8% em volume no 1º trimestre de 2017 (variação de 2,0% no trimestre anterior), de acordo com a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais. Este é o maior aumento registado desde o 4º trimestre de 2007.
 
Esta aceleração resultou do maior contributo da procura externa líquida, que passou de negativo para positivo, refletindo a aceleração em volume mais acentuada das Exportações de Bens e Serviços que a das Importações de Bens e Serviços. A procura interna manteve um contributo positivo elevado, embora inferior ao do trimestre precedente, verificando-se uma desaceleração do consumo privado e uma aceleração do Investimento.
 
Face ao trimestre anterior, o PIB aumentou 1,0% em termos reais no 1º trimestre (variação em cadeia de 0,7% no trimestre anterior). O contributo da procura externa líquida para esta variação em cadeia do PIB passou de negativo para positivo, observando-se um significativo aumento das Exportações de Bens e de Serviços, mais elevado que o das Importações de Bens e Serviços. O contributo da procura interna diminuiu de forma expressiva devido, principalmente, ao comportamento do Investimento, verificando-se um contributo negativo da Variação de Existências. O contributo da FBCF foi positivo no 1º trimestre de 2017, mas inferior ao observado no trimestre anterior.

i025150.jpg

 

Documento Original PDF