Data: 27-10-2022
Autor(es): Carolina Amaral e Inês Póvoa
Ano: 2022

No âmbito das atividades desenvolvidas pelo GEE na área de Economia do Ambiente, divulgamos os seguintes trabalhos:

  • • Edição de 2022 da Ficha de Competitividade, com análise gráfica dos principais indicadores, bem como síntese das medidas de política pública;
  • • 1.ª edição da base de dados para sistematização de indicadores.

 

Ficha de Competitividade sobre Economia do Ambiente

Esta Ficha de Competitividade sobre Economia do Ambiente em Portugal pretende diagnosticar o progresso nacional em matéria de ambiente e comparar o desempenho face a outros países da União Europeia. Em complemento, pode contribuir para a monitorização dos progressos alcançados e apoiar a avaliação de políticas nesta área.

 

Pilar de Competitividade - Economia do Ambiente 2022.pdf

 

Base de Dados de informação sobre Economia do Ambiente

Neste ficheiro em formato “excel”, esta Base de Dados inclui dados sobre o peso do ambiente na economia portuguesa, sobre a implementação da política ambiental e a importância relativa dos impostos e despesas ambientais. Apresenta ainda indicadores relacionados com a inovação na área ambiental, a energia e os transportes, bem como indicadores relativos ao ar, água e florestas. Finalmente, apresenta dados relativos ao consumo de matérias-primas e recursos e a utilização circular de material, e à produção de resíduos e reciclagem.

 

Indicadores da Economia do Ambiente em Portugal.xlsx