Data: 24-01-2023
Autor(es): Eugénia Pereira da Costa e Gabriel Osório de Barros
Ano: 2023

No âmbito das atividades desenvolvidas pelo GEE na área de Inovação, I&D e Empreendedorismo, divulgamos hoje o seguinte conjunto de três trabalhos:

  • Edição de 2022 da Ficha de Competitividade, com análise gráfica dos principais indicadores, bem como síntese das medidas de política pública;
  • 2.ª edição do Painel das atividades de Inovação e I&D, com foco nas empresas;
  • 2.ª edição da Base de dados para sistematização de indicadores.

Ficha de Competitividade sobre Inovação, I&D e Empreendedorismo

O ambiente macroeconómico recente, marcado pelos efeitos económicos da pandemia Covid-19 e da invasão da Ucrânia pela Federação Russa, criam, pelas constantes alterações das condições de funcionamento dos mercados, desafios e limitações significativas à atuação das empresas. Estas condições, ao colocarem ênfase na necessidade de novas abordagens ao mercado, podem configurar um estímulo adicional ao desenvolvimento e ao crescimento económico, pela via da (i) Inovação, da (ii) Investigação e Desenvolvimento (I&D) e do (iii) Empreendedorismo.

A presente análise à I&D, à Inovação e ao Empreendedorismo em Portugal irá focar-se nestas três dimensões, permitindo ter uma visão global sobre as mesmas, enquanto vetores que assumem um papel preponderante para a competitividade das empresas e da economia. Neste sentido, a edição de 2022 da ficha de competitividade inclui dois capítulos que exploram os temas: (i) I&D e Inovação e (ii) Empreendedorismo. Este estudo está suportado em informação disponível mais recente consoante o indicador, o ranking ou relatórios utilizados, o que pode apresentar uma janela temporal variável (dados referentes a 2021 ou 2020).

GEE_FC_Inovacao_ID_Empreendedorismo.pdf

 

Painel das Atividades de Inovação e I&D nas Empresas

A presente publicação apresenta uma seleção de indicadores sobre atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e de Inovação, realizadas em Portugal pelo Setor Empresarial. Uma das grandes prioridades das políticas públicas em Portugal tem sido aumentar a competitividade e a resiliência da economia portuguesa, com base na incorporação de conhecimento, através da I&D e da inovação, na diversificação e na especialização da estrutura produtiva. Neste âmbito, este painel apresenta uma seleção de políticas públicas implementadas no período 2020-2022.

GEE_Painel_Inovação e ID_Empresas.pdf

 

Base de Dados de informação sobre Inovação, I&D e Empreendedorismo

Em três ficheiros em formato “excel”, esta Base de Dados inclui dados sobre Inovação nas Empresas, Despesa e Recursos Humanos em atividades de I&D nas Empresas, Demografia das Empresas, Empresas de elevado Crescimento e Principais Indicadores Económicos das Empresas em Portugal. A informação disponibilizada inclui ainda referência aos principais conceitos subjacentes.

GEE_BD_Inovacao.xlsx

GEE_BD_ID.xlsx

GEE_BD_Empreendedorismo.xlsx